Spiga

Jogo de Folclóricos

Antigamente a TV dava mais atenção a jogos festivos. Quando era criança ficava fascinado em partidas como Europa x Resto do Mundo. Craques como Zico e Roger Milla jogavam juntos enfrentando feras como Platini e Paolo Rossi.

O próximo dia 13 de junho poderia ser diferente, com a TV nos presenteando com a festa de aniversário do goleiraço russo Rinat Dasaev, que fechou* o gol contra o Brasil na copa de 82. Nesse jogo, URSS** x Resto do Mundo (em Moscou), participarão craques como Pelé, Maradona, Papin, Platini, Van Basten, Gullit, Lineker, entre outros.


Dasaev jogou de 1978 a 1991, e disputou 91 partidas pela seleção soviética. Suas maiores conquistas foram o vice-campeonato da Eurocopa de 1988 e a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980. Ele também disputou as Copas de 82, na Espanha, e 86, no México.

Em reconhecimento por sua contribuição ao futebol internacional, em 2004 a Fifa incluiu Dasayev - considerado herdeiro do lendário Lev Yashin, o "Aranha Negra" -, em sua lista dos 100 melhores jogadores de toda a história ainda vivos.

Fonte: ClicRBS

* Dasaev só não fechou o gol literalmente porque os mega-folclóricos Sócrates e Éder Aleixo desferiram chutes indefensáveis
** A escalação é do tempo da finada União Soviética

0 comentários:

Postar um comentário