Spiga

Aniversário

Dia desses fiquei me perguntando qual seria o momento máximo do futebol, em termos de emoção. Pensei no Brasil x Itália de 82, ou o pênalti perdido pelo Zico em 86. Ou quem sabe o milésimo gol do Pelé? O gol do Adilson Heleno do meio da rua contra o Joinville? O quebra pau entre Brasil e Uruguai no maracanã?
E aí me veio a intervenção do Fernando Vannucci na final da Copa de 2006, há exato um ano.
O video virou febre na Internet. Para aqueles que não conhecem, foi ao ar logo após a vitória da Itália na Copa. Vanucci entra visivelmente grogue. O apresentador ficou 11 minutos no ar e após um longo intervalo comercial foi substituído. O programa tinha 2 horas de duração.

Dias depois, alega ter brigado em família e tomado Lorax, o que justificaria seu estado.

Chega de papo, vamos lembrar o momento máximo da história do futebol. Êêê Vanucci!




"Alô você, alô Brasil! Chegando!

É você mesmo! Itália campeã mundial de futebol! Com todos os méritos, com todas as justiças. É claro que... É claro que eu também estou inconformado com você. Porque poderia ser, hoje, o Brasil comemorando o título.

(pausa) Se... (pausa) Se é fácil perder... perder do jeito que nós perdemos... hein? Ainda é muito mais difícil. Mas muito mais difícil mesmo! É difícil perder sabendo que... a gente não pode esquecer! É difícil esquecer isso... tempo nós vamos ter para esquecer. Sem dúvida. Esta Copa do Mundo de 2006 mas, por quatro anos, no mínimo, ela vai ficar aqui com a gente, e talvez para sempre, 1950, que jamais foi esquecida pelo grande favoritismo do Brasil e pelo desastre na final do Maracanã.

Agora na hora que os craques decidiram não jogar, isso é verdade, mas muita verdade, não teve espetáculo e o resultado poderia ser o que aconteceu exatamente. Agora é hora de reverenciar Canavarro, Totti, Zambrotta. Ah Itália, campeã mundial (levanta o braço em saudação) para nós, é hora da gente pensar no futuro... o futuro. É hora da gente reformular... reformular... é hora da gente mudar ou... mudar de vez. Vamos colocar o castelo de areia abaixo! Abaixo! E iniciar uma construção sólida para 2010. Copa 2010. África do Sul também não é... assim... tão longe. É logo ali. Caso contrário, nós seremos comida de leões." (áudio cortado)


Nota: Vanucci é um cara divertido, saiu da Globo porque entrou no ar mastigando uma bolacha. Namorou capa de Playboy. Tinha (ou tem?) um bloco de carnaval, o Alô Você, onde desfilava sobre o trio elétrico!

Veja também a versão legendada do video
Veja polêmica na imprensa

1 comentários:

  Rafael Garça

11:42 AM

Achei seu blog sem querer navegando pela net e achei muito bom! Parabens, adorei.

Eu tenho um blog sobre futebol, é o www.blogdogarca.blogspot.com

Tá comecando agora e se vc puder dê uma força com sua visita e comente. Grande abraço e parabéns. Ganhou um visitante frequente.

Postar um comentário