Spiga

Filiais do Flamengo

Achei que era só aqui em Floripa que tinha Corinthians do Pantanal, Flamengo de Capoeiras, Palmeiras do Roçado, Inter do Carianos, América de Barreiros...

Fla tem 'filiais' na Inglaterra
Inspirados por Zico, ingleses montam dois times com o nome e as cores do Mengão

Campeão mundial em cima do Liverpool em 1981, o Flamengo de Zico gerou frutos na Inglaterra. Inspirados pelo futebol do Galinho, fãs ingleses do clube da Gávea montaram duas equipes de futebol amadoras com o nome e as cores do Mengão: Bromley Flamengo FC, de Bromley (perto de Londres), e o Flamengo FC, de Birmingham.



Bromley Flamengo

O Bromley Flamengo ficou mais famoso nesta terça-feira, quando o site oficial do time carioca divulgou a existência do clube. Nos últimos dias, o fundador da equipe, William Morris, conversou por e-mail com o globoesporte.com e revelou seu amor por Zico e o futebol brasileiro.

- Eu sou carioca e morei até os sete anos no Brasil, antes de me mudar com minha família para a Inglaterra. Zico é o meu ídolo e cresci gostando do Romário, mesmo ele tendo ido para o Vasco, e o Ronaldo, que nunca jogou no Flamengo mas é rubro-negro de coração - diz.

A idéia de fazer um time surgiu em outubro de 2005, depois de ter jogado futebol na universidade e em uma liga amadora.

- O time que eu defendia tinha um estilo muito inglês, e eu não gostava disso. Então, me reuni com alguns amigos e fizemos o Bromley Flamengo, já que eu torcia pelo Fla no Brasil. Meu objetivo é ver a equipe jogando como o estilo brasileiro, com diversão - conta.

No último domingo, o time estreou na primeira divisão da liga Orpington & Bromley District (OBDSFL). Segundo William, é a liga amadora mais famosa da Inglaterra. O Bromley Flamengo venceu por 3 a 2 o Coney Hall, que foi o campeão da Série B na temporada passada.

Flamengo de Birmingham

A história do Flamengo FC, de Birmingham, começou há cinco anos. Também inspirada por Zico. Quem conta é Christopher Bloore, secretário da equipe:

- Somos um grupo de amigos que jogava em ligas amadoras e times semi-profissionais. Queríamos fazer um time baseado no que víamos na televisão, como o Flamengo do Zico - diz, por e-mail, ao GLOBOESPORTE.COM.

O símbolo da equipe é muito parecido com o do Flamengo carioca. Assim como o de Bromley, adotou o uniforme rubro-negro. E mais: o apelido da equipe é "Mengao", também em homenagem ao clube da Gávea.

O Flamengo FC começou a jogar na 11ª divisão da liga amadora de Birmingham. O time foi campeão tão facilmente que foi promovido direto para a 5ª divisão. Segundo Chris, a equipe usa os mesmos jogadores desde que foi fundada.

- Somos famosos por jogar ofensivamente, sempre. Temos jogadores muito habilidosos. A maioria já recusou propostas de receber para jogar, mas prefere continuar no time - afirma.

Apesar do carinho por Zico, os rubro-negros de Birmingham sabem que a situação do Flamengo no Brasil hoje é bem diferente de 1981:

- Acompanho jogos do Campeonato Brasileiro. Sabemos que o Flamengo está mal, mas isso já aconteceu também com grandes clubes ingleses.

Flamengo x Flamengo?

Os dois Flamengos ingleses compartilham um sonho: viajar ao Brasil e conhecer o Flamengo original. De acordo com Chris, o time de Birmingham está buscando patrocínio para tentar viajar ao Rio em janeiro.

Wlliam diz que este também é o objetivo do Bromley Flamengo, que costuma receber em seu site oficial mensagens de torcedores brasileiros. Ao saber que há outro Flamengo na Inglaterra, William se empolgou:

- Não sabia disso. Vou tentar marcar um amistoso com eles!

Flamengo x Flamengo? Só na Terra da Rainha.

Globo Esporte

0 comentários:

Postar um comentário