Spiga

Torcidas de verdade


As torcidas de Fla e Flu que dão show

Legião Tricolor e Fla-Manguaça ganham adeptos e a confiança até da Polícia Militar

“O povo não costuma dizer que vai brincar carnaval? Nós brincamos Maracanã, como se todo jogo fosse carnaval”. A frase é de Leonardo Bagno, 29 anos, um dos maiores ativistas da Legião Tricolor - movimento idealizado por Mário Vitor, descendente legítimo do clã dos Rodrigues, dos ilustres Mário Filho (jornalista que empresta o nome ao Maracanã e criador da nome Fla-Flu) e Nelson Rodrigues, gênio da dramaturgia brasileira - e que vem modificando a maneira de torcer dos cariocas.

“O povo não costuma dizer que vai brincar carnaval? Nós brincamos Maracanã, como se todo jogo fosse carnaval.” (Leonardo Bagno, tricolor)

A Legião é contemporânea de outras torcidas (ou grupo de torcedores, como preferem ser chamados) dos outros grandes clubes do Rio, como a "Guerreiros do Almirante", a "Loucos pelo Botafogo" e a "Fla-Manguaça", que não picham muros, não quebram as sedes de seus clubes e não acham que o torcedor adversário é um inimigo. A Legião Tricolor também não tem presidente, diretor e nem uniforme, como as outras torcidas organizadas, a maioria surgida no início dos anos 70 e que, atualmente, desvirtuaram seu objetivo real, que era apenas torcer pelo clube de coração.
- Nós vamos ao Maracanã para fazer festa e incentivar nosso time. Não temos absolutamente nada contra as outras torcidas, queremos é que todas cantem juntas e ajudem o time. Nosso lema é cantar os noventa minutos, sem parar, e nossa camisa é a camisa do Fluminense – explica Leonardo.

Festas no Fla-Flu e contra o São Paulo

A Legião cresce a cada jogo e, com isso, há uma profusão de músicas novas, a maioria sem ofensas e xingamentos, o que atrai – e fideliza - cada vez mais tricolores que só querem torcer, e mulheres, muitas mulheres, bonitas, que com a onda de violência vinham deixando de freqüentar os estádios. Horto Mágico (“vamos Fluzão, vamos ganhar, eu sou do time tantas vezes campeão...”), a versão tricolor de "Yellow submarine", dos Beatles (“Flu-mi-nense, olê olê olê...”), e Fluminense Eterno Amor (... é por isso que eu canto, que eu visto este manto, orgulho de ser tricolor, ô ô...”) são algumas das muitas músicas que já tomam conta da arquibancada e que devem fazer frente às canções rubro-negras neste grande Fla-Flu de domingo.
- Contra o Botafogo, fizemos uma festa monumental, com 1.600 bobinas de papel, como nos anos 80, além de 1.000 da Young Flu. No Fla-Flu, só nós levaremos 1.800, fora a Young. Mas a festa maior ainda será contra o São Paulo. Já temos 1.600 bandeiras tricolores confeccionadas para distribuirmos nas arquibancadas. Mas não faremos como agora, quando recolhemos após os jogos. Será um brinde dado à torcida mais linda do mundo. Para isso, contaremos com a ajuda financeira da Sampa Flu, um grupo de tricolores que mora em São Paulo e que teve prazer em colaborar conosco – revela Leonardo.

Sem brigas, apenas Fla e Manguaça na cabeça


Divulgação
Torcida Flamanguaça - Flamengo
Na partida da última quinta-feira, contra o São Paulo, os rubro-negros deram um show na arquibancada do Maracanã. Diferentemente de algumas organizadas que só querem saber de brigas e confusão, outras caminham para o lado inverso de tumultos e pancadaria. Esse é o caso da Fla-Manguaça.
A Fla-Manguaça nasceu em 1995, num condomínio em São Conrado, bairro nobre da Zona Sul do Rio. Amigos se encontravam para confraternização antes de seguirem para os jogos no Maracanã. Além da paixão pelo Flamengo, eles também gostavam de tomar uma cervejinha, por isso o nome Manguaça.

"Não tem essa de brigar. Vamos para torcer pelo Flamengo. A idéia é incentivar o nosso time." (Henrique Almeida, rubro-negro)

A partir daí, a idéia da Fla-Manguaça foi ganhando força e hoje em dia já conta com 200 colaboradores e mais de 600 adeptos. Na arquibancada, nada de brigas, apenas muita festa e canções satirizando os rivais e brincando com as mais variadas bebidas. O diretor executivo da Fla-Manguaça, Henrique Almeida, conhecido como Snoopy, explicou o objetivo da torcida.
- Não tem essa de brigar. Vamos para torcer pelo Flamengo. A idéia é incentivar o nosso time - diz Henrique.
A Fla-Manguaça ocupa o setor amarelo do Maracanã, e uma das canções da torcida, a mais emblemática e bem-humorada, é a seguinte:
"O Vasco só sabe vomitar, o Fluminense uma cerveja não agüentou... A Botachope toda pequenininha, toma uma cerva e não agüenta caipirinha." (Fla-Manguaça)

Polícia Militar parabeniza as novas torcidas
As novas torcidas cariocas, diferentemente das antigas, contam com apoio total e irrestrito da Polícia Militar, além da simpatia das autoridades. Para o major Marcelo Pessoa, comandante do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento no Estádios), a nova forma de torcer destes grupos fará o futebol do Rio voltar a ser o que era há muitos anos.
- Estas torcidas são belíssimas e têm todo o nosso apoio. É bonito vê-las fazendo o que todo mundo deveria fazer, que é ir para os estádios curtir o futebol como um lazer. Infelizmente, as torcidas organizadas tradicionais têm bandidos infiltrados entre seus integrantes, que vão aos estádios para roubar, brigar e até matar. Nestas novas, que estão crescendo e acho que crescerão ainda mais, este tipo de gente não tem muito lugar, pela própria forma de organização delas. Em nome da Polícia Militar, dou os parabéns e votos de longa vida a todas – elogia o major

1 comentários:

  Brasileirão

3:55 PM

Oi, amigo torcedor
Venha blog livre de censura das companhias de mídia sobre futebol no Brasil para todos os milhares dos nossos usuarios fanaticos ver!
Brasileirão.com
está lançando o Vc Repórter, com ele Você pode enviar notícias, fotos, videos ou audios relacionadas a sua time ou torcida para o Portal Brasileirão e relacionadas categorias / times, torcidas.
Você é convidado a criar e publicar notícias na nossa característica única o Vc Repórter que foi introduzida para capacitar torcedores e torcidas como você relatar notícias locais para todo o povo a ver.
Sua notícia será publicada imediatamente com o seu nome.
Você tambem pode criar a pagina do seu time or torcida local.
Este é o melhor fórum social sobre futebol para você expressar suas opiniões.

Bem-vindo!

Postar um comentário