Spiga

Aprendendo a comentar com Juca Kfouri

Não serei injusto com o Roberto Alves, ao acusá-lo de apenas citar fatos nos seus comentários. O Juca Kfouri, muito mais famoso, usa do mesmo expediente. Veja o comentário de hoje na CBN.

"A liderança do Flamengo já não é mais tão folgada. Ao empatar com o Atlético MG em 1 a 1, o rubro-negro carioca permitiu a aproximação de um outro rubro-negro, baiano, o Vitória que agora está a apenas 3 pontos do lider. E ainda hoje, outros 2 times, têm tudo pra desfrutar a mesma situação: O Palmeiras, que recebe o Figueirense e o Cruzeiro, que visita o Ipatinga, ambos os jogos as 8 e meia. Vasco e Sport em Sao Januário completam a 10a. rodada do brasileirão. Nos jogos de ontem a grande novidade foi a primeira Vitória do Fluminense, que enfim, desencantou, ao bater o Atletico PR por 3x0. E o grande furor foi mesmo a goleada do Vitória, que enfiou 5 x 2 no Botafogo, no Barradão, em Salvador. Juca Kfouri, gripado, pro Momento do Esporte."

Lições aprendidas com o Juca:

1. Quando a diferença de pontos entre o líder e o vice-líder cai para até 3 pontos, ela deixa de ser folgada.
2. É importante citar os resultados e os próximos jogos da tabela. Use a Internet como fonte de pesquisa.
3. Flamengo e Vitória são rubro-negros. Assim, sempre que houver qualquer tipo de confronto entre times de mesma cor, agregue valor ao seu comentário. Ex.: Quando o Palmeiras enfrentar o Goiás, diga que é a "batalha dos verdes".
4. O Vitória que disputa a série A é o da Bahia.
5. Antes de um jogo cujo um dos times possa chegar a mesma pontuação comentada em outro tópico, informe que esse time poderá chegar à mesma situação. O público precisa saber! Use a Internet para checar a tabela, verificando os times que vão jogar com até 3 pontos de diferença na classificação.
6. Aprofunde e afirme seu conhecimento da tabela: diga também os horários dos jogos. Use a Internet como fonte de pesquisa.
7. O último jogo de uma rodada é o que completa a rodada. Cite o número da rodada também. Use a Internet como fonte de pesquisa.
8. Cite sempre o local dos jogos. Num jogo do Vasco em casa, por exemplo, é sempre importante frisar que será em São Januário. Use a Internet como fonte de pesquisa.
9. Se um time ganhar após 9 jogos sem vitória, classifique o fato como uma grande novidade, ou um desencanto.
10. Classifique uma goleada de um time de fora do Clube dos 13 num time do Clube dos 13 sempre como um furor.
11. O Estádio do Vitória é o Barradão, em Salvador.
12. Descontraia e crie laços com seus ouvintes citando, por exemplo, se está com tosse ou gripe.

Ouça o comentário no site da CBN

3 comentários:

  Anônimo

9:55 AM

Por isso que gosto do Muller, que ao comparar o Penta campeão Lucio com Thiago Silva foi seco: " O Lucio é muito ruim, estabanado!"


hahahahaha

Vitinho

  melo

5:48 PM

Há tempos eu contesto a utilidade dos comentaristas, repórteres e todos os outros envolvidos com jornalismo esportivo que não seja a divulgação de resultados.

Estou no aguardo de um post dissecando as utilíssimas entrevistas com os jogadores, pré e pós jogo. Recheadas de "o professor mandou", "em busca dos três pontos" e "melhorar na próxima rodada".

  Morbeck

10:15 PM

hahha

É impressionante como o futebol permite que gente que só fala asneira fique rico.

Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com/

Postar um comentário