Spiga

Coleção Grandes Macumbeiros: vol. 1 - Robério de Ogum

Santos conta com ajuda de pai-de-santo para deixar a degola

Santos, SP, 16 (AFI) – Único time invicto do segundo turno do Brasileirão até aqui, o Santos vem colhendo os frutos do bom trabalho do técnico Márcio Fernandes, efetivado após a saída de Cuca. O momento iluminado do Peixe, no entanto, tem também um outro responsável.

Roberio_001.jpgTrata-se do pai-de-santo Robério de Ogum (foto), um dos “macumbeiros” mais famosos do Brasil e que atua no mundo do futebol desde o final da década de oitenta. Santista assumido, Ogum deu uma forcinha para a equipe deixar a zona do rebaixamento. "Estive na Vila Belmiro para assistir a partida do Santos contra o Cruzeiro e falei que o time iria arrancar a partir dali", afirmou Ogum. Dito e feito. O Peixe venceu aquela partida por 2 a 0 e desde então embalou.

Venceu duas partidas e empatou uma, retrospecto que deixou o alvinegro fora da zona do rebaixamento. O pai-de-santo admite que o presidente Marcelo Teixeira é religioso o suficiente para acreditar em seu trabalho. “A família dele confia muito na religião”, disse. Acredita-se que Ogum ganhou R$ 20 mil para “salvar” o Santos.

Conheça Robério de Ogum
O pai de santo ganhou notoriedade no final da década de 80, quando se “associou” ao técnico Vanderlei Luxemburgo, até então um mero desconhecido no mundo do futebol. Luxa dirigia o ascendente Bragantino, em 1989, quando “requisitou” os serviços espirituais do pai-de-santo.

Coincidentemente ao fato, o Braga conquistou o título da Série B do Brasileiro, em 89, e sagrou-se campeão Paulista no ano seguinte. Era tudo o que Robério de Ogum para vangloriar-se de seus “trabalhos” e propagá-los a nível nacional, com forte apelo na imprensa esportiva.

De repente, os três milhões de dólares investidos pela família Chedid no clube ficaram em segundo plano, tanto é verdade que a parceria Luxemburgo e Robério de Ogum sofreu um verdadeiro abalo em 1992, quando o treinador foi contratado para assumir a Ponte, no Campeonato Brasileiro da Série B.

De maneira estranha, possivelmente fruto de um forte trabalho nos bastidores, a Ponte Preta teve a seu favor, na ocasião, sete penalidades máximas em partidas seguidas. E todas foram desperdiçadas. Entre os jogadores que bateram os pênaltis, estavam alguns craques como Osvaldo, em final de carreira, Hernani, ex-Vasco, e Ivair, ex-capitão do Bragantino.

Macaca amaldiçoada?
Outro fato negativo acontecido em Campinas ocorreu num jogo entre Ponte Preta e o Mixto-MT. A Ponte ainda vivia uma fase negativa, onde nada dava certo: pênaltis perdidos, chances incríveis desperdiçadas e gols sofridos em momentos ruins. Neste jogo, Robério de Ogum se postou atrás da meta adversária.

Não bastou muito tempo para ele ser descoberto pela torcida. Rapidamente, alguns membros de uma torcida organizada da Macaca, inconformados com tantas chances de gol perdidas, já tinham encontrado o culpado pela draga alvinegra.

Era aquele homem barbudo, gordo e que estava trás do gol. Foram até o local e xingaram Robério, ameaçando-o de morte. Com medo, ele saiu correndo, levou um tombo, pegou o carro e nunca mais voltou no campo da Ponte.

Posteriormente, voltou a reativar suas ações com Luxa, que começou a colher os frutos de sua competência maneira de dirigir os times e após a passagem pelo Bragantino tentou desvincular sua imagem ao “macumbeiro”. O reencontro entre os dois aconteceu no Palmeiras, quando a Parmalat investiu milhões de reais e transformou o Verdão no time dos sonhos.

O último “trabalho” de Ogum, no entanto, teria fracassado. Foi ano passado no Corinthians. Na tentativa de livrar o time do rebaixamento, o pai-de-santo esteve no Parque São Jorge, mas nem a “reza brava” salvou o Timão da Série B.

Futebol Interior

3 comentários:

  Gustavo

10:18 PM

Se macumba funcionasse, o campeonato Baiano termianria empatado !

  Anny

5:33 PM

jesus esta voltando preparam se!

  Anônimo

1:14 PM

Robério de Ogum e outros amados que acreditam em macumba, vodu,horoscópo,simpatia,etc. entreguem suas vidas A JESUS CRISTO (PERMITA QUE ELE DIRIJA SUAS VIDAS). UM ABRAÇO CARINHOSO!

Postar um comentário