Spiga

3 tipos de pessoas


Existem 3 tipos de pessoas: as que sabem fazer contas e as que não sabem fazer contas.
Essa pérola sempre me vem a mente quando vejo os comentaristas futebolísticos computando números. Agora há pouco após o primeiro gol do Corinthians na final da Copa do Brasil, o narrador famoso disparou:
_ O Inter precisará fazer QUATRO gols de diferença... QUATRO gols... éé... não... terá que fazer TRÊS gols de diferença, isso... porque no primeiro jogo foi...
Na final de uma rodada dessas do brasileirão eu acompanhando a rabeira da tabela. Falou o comentarista da CBN:
_ O Avaí está com saldo de -2 e o Barueri de +1. Então o Barueri vai ter que perder por um saldo de 4 gols... quer dizer 5 gols... (IMEDIATAMENTE OLHEI PRO RADIO DO CARRO - NAO SEI PRA QUE - E XINGUEI AGRESSIVAMENTE O MATÃO DE AULA DE MATEMÁTICA). Depois de muito tempo alguém corrigiu no ar.
E não são casos pontuais, é sempre assim. Mais outro debate genial, desta vez na rádio concorrente:
_ O Avaí está com 7 pontos. Com 46 escapa do rebaixamento.
_ Então precisa de mais 15 vitórias... quanto é 15 vezes 3? (alguns segundos de silêncio)
_ Não, são 14
_ Quinze, quinze...
_ Não, 14!!
Uma voz ilumina a caverna:
- Acho que 13 dá... fora os empates...

É sempre assim. Chego a ficar nervoso quando nas rodadas finais é necessário o desempate pelo saldo de gols. Quando dois times se enfrentam disputando saldo, NUNCA é considerado que a cada gol de saldo para um time, diminui-se automaticamente o saldo do adversário. Então quando há uma diferença de 3 gols, pode contar que o radialista vai dizer que o time precisa ganhar de 4x0.

Haja paciência... e cerveja!

1 comentários:

  Maldita Futebol Clube

9:26 AM

Pois é , meu caro...ainda bem que esses incautos e pródigos comentaristas não se tornanram matemáticos ou economistasnão é? imagina! e depois o STF chama aos jornalistas de cozinheiros...rs abs, apareça...leandro

Postar um comentário