Spiga

Futebol e Deprê

Não é o Nunes, apenas um torcedor chateado

O futebol e a deprê podem estar intimamente ligados. A não ser que você seja torcedor do São Paulo e ainda esteja no conforto do tricampeonato. Mas, para a maioria dos torcedores sofredores, o futebol é um péssimo investimento na relação custo x benefício. Para cada 10 minutos comemorando a vitória, são 60 ou 70 sofrendo, torcendo pros zagueiros darem bico pra qualquer lado e o resultado ser mantido. Ou 10 anos na fila aguardando um título.
Dias atrás me deparei com o Inventário de Beck, teste científico para medir depressão. Sugiro que o façam um dia depois de uma vitória e repitam após uma derrota. Vejam se muda algo. As alternativas estão comentadas pelo FB entre parênteses.

Inventário de Beck

Este questionário consiste em 21 grupos de afirmações. Depois de ler cuidadosamente cada grupo, faça um círculo em torno do número (0, 1, 2 ou 3) diante da afirmação, em cada grupo, que descreve melhor a maneira como você tem se sentido após o jogo. Se várias afirmações num grupo parecerem se aplicar igualmente bem, faça um círculo em cada uma. Tome o cuidado de ler todas as afirmações, em cada grupo, antes de fazer a sua escolha.

1. 0 Não me sinto triste. (teu time não perdeu)
1 Eu me sinto triste. (teu time perdeu)
2 Estou sempre triste e não consigo sair disso. (teu time perdeu e está na zona do rebaixamento há três rodadas)
3 Estou tão triste ou infeliz que não consigo suportar (teu time está na série B perdendo jogos bizarros).

2. 0 Não estou especialmente desanimado quanto ao futuro. (a pontuação promete pelo menos uma Sul Americana garantida)
1 Eu me sinto desanimado quanto ao futuro. (acho que meu time vai ser rebaixado)
2 Acho que nada tenho a esperar. (tenho certeza que meu time vai ser rebaixado)
3 Acho o futuro sem esperança e tenho a impressão de que as coisas não podem melhorar. (além do meu time ser rebaixado, o rival será campeão)

3. 0 Não me sinto um fracasso. (vou zoar com o pessoal da firma amanhã, o time deles perdeu)
1 Acho que fracassei mais do que uma pessoa comum. (vou entrar pelos fundos, o pessoal da firma vai me zoar)
2 Quando olho para trás, na minha vida, tudo o que posso ver é um monte de fracassos. (até a estagiária vai me zoar, meu time levou uma goleada)
3 Acho que, como pessoa, sou um completo fracasso. (o time está praticamente rebaixado, o rival foi campeão e o amigo rival ainda está saindo com a estagiária)

4. 0 Tenho tanto prazer em tudo como antes. (vou comprar pilha nova pro radinho, os comentários são favoráveis)
1 Não sinto mais prazer nas coisas como antes. (bando de comentaristas babacas)
2 Não encontro um prazer real em mais nada. (cerveja? não tá entrando... esse técnico burro!)
3 Estou insatisfeito ou aborrecido com tudo. (tem que trocar tudo, desde o presidente!)

5. 0 Não me sinto especialmente culpado. (nós fomos o 12o. jogador em campo!)
1 Eu me sinto culpado às vezes. (essa torcida-geladeira que não empurra o time)
2 Eu me sinto culpado na maior parte do tempo. (eu ainda fico pagando essa carteirinha de sócio)
3 Eu me sinto sempre culpado. (nem vou mais vir pro estádio, perda de tempo!!)

6. 0 Não acho que esteja sendo punido. (ê ô .. ê ..ô ê ô .. ê ..ôê ô .. ê ..ô)
1 Acho que posso ser punido. (o colega grita: cara, desliga esse radinho, série B é outro campeonato!!)
2 Creio que vou ser punido. (o rádio anuncia pênalti para o adversário da série B)
3 Acho que estou sendo punido. (goooool)

7. 0 Não me sinto decepcionado comigo mesmo. (o árbitro teve uma grande atuação nessa vitória com 2 gols de pênalti)
1 Estou decepcionado comigo mesmo. (ix, não devia ter jogado esse copo no gramado)
2 Estou enojado de mim. (vaias e um PM vindo em minha direção)
3 Eu me odeio. (na delegacia... acabou o jogo ... 1 x 7)

8. 0 Não me sinto de qualquer modo pior que os outros. (vitória)
1 Sou crítico em relação a mim devido a minhas fraquezas ou meus erros. (empate)
2 Eu me culpo sempre por minhas falhas. (derrota)
3 Eu me culpo por tudo de mal que acontece. (derrota de goleada)

9. 0 Não tenho quaisquer idéias de me matar. (vitória)
1 Tenho idéias de me matar, mas não as executaria. (perto do rebaixamento)
2 Gostaria de me matar. (virtualmente rebaixado)
3 Eu me mataria se tivesse oportunidade. (rebaixado e o adversário campeão)

10. 0 Não choro mais que o habitual. (campeão ou rebaixado)
1 Choro mais agora do que costumava. (campeão ou rebaixado)
2 Agora, choro o tempo todo. (campeão ou rebaixado)
3 Costumava ser capaz de chorar, mas agora não consigo mesmo que o queira. (transtorno, após ser campeão ou rebaixado)

11. 0 Não sou mais irritado agora do que já fui. (perdendo e o técnico coloca 1 volante)
1 Fico molestado ou irritado mais facilmente do que costumava. (perdendo e o técnico coloca 2 volantes)
2 Atualmente me sinto irritado o tempo todo. (time titular oficial com 3 volantes)
3 Absolutamente não me irrito com as coisas que costumavam irritar-me. (a candidata da musa do brasileirão desfilou pelas arquibancadas na hora que o técnico colocou o volante)

12. 0 Não perdi o interesse nas outras pessoas. (a candidata da musa do brasileirão desfilou pelas arquibancadas e o time está ganhando)
1 Interesso-me menos do que costumava pelas outras pessoas. (a candidata da musa do brasileirão desfilou pelas arquibancadas e o time está empatando)
2 Perdi a maior parte do meu interesse nas outras pessoas (a candidata da musa do brasileirão desfilou pelas arquibancadas e o time está perdendo).
3 Perdi todo o meu interesse nas outras pessoas (a candidata da musa do brasileirão desfilou pelas arquibancadas e o time está sendo goleado).

13. 0 Tomo decisões mais ou menos tão bem como em outra época. (vou buscar mais uma cerveja, no campeonato estadual pode beber na arquibancada)
1 Adio minhas decisões mais do que costumava. (vou tomar só depois do jogo, no campeonato brasileiro não pode beber na arquibancada)
2 Tenho maior dificuldade em tomar decisões do que antes. (proibiram vender cerveja no entorno do estádio)
3 Não consigo mais tomar decisões. (e a PM fazendo blitz na saída)

14. 0 Não sinto que minha aparência seja pior do que costumava ser. (pintei a cara e estou com as cores do clube)
1 Preocupo-me por estar parecendo velho ou sem atrativos. (o sol tá batendo, derretendo a pintura e o time tá perdendo)
2 Sinto que há mudanças permanentes em minha aparência que me fazem parecer sem atrativos. (vou no banheiro e a barriga não me deixa enxergar o ...)
3 Considero-me feio. (o time foi rebaixado)

15. 0 Posso trabalhar mais ou menos tão bem quanto antes. (vou terminar esse relatório rápido pra ir zoar com os perdedores na hora do café)
1 Preciso de um esforço extra para começar qualquer coisa. (meu chefe me zoou, meu time perdeu)
2 Tenho de me esforçar muito até fazer qualquer coisa. (e ainda essa ressaca!)
3 Não consigo fazer nenhum trabalho. (não trabalho após goleadas)

16. 0 Durmo tão bem quanto de hábito. (ah, cervejinha na cabeça e 2 x 0 nos filhos-da-mãe)
1 Não durmo tão bem quanto costumava. (ponto em casa precioso perdido)
2 Acordo uma ou duas horas mais cedo do que de hábito e tenho dificuldade para voltar a dormir. (tá, e na hora do café, como vai ser aguentar os caras?)
3 Acordo várias horas mais cedo do que costumava e tenho dificuldade para voltar a dormir. (1 x 7 não dá... vou ter que arrumar um atestado médido)

17. 0 Não fico mais cansado que de hábito. (caminhadinha boa até o carro, dá-lhe buzinas!!)
1 Fico cansado com mais facilidade do que costumava. (tá longe esse carro, hein? o gol deles tava impedido)
2 Sinto-me cansado ao fazer quase qualquer coisa. (vou tomar uma aqui e dane-se, volto amanhã de ônibus)
3 Estou cansado demais para fazer qualquer coisa. (não vou sair, não vou sair, só saio dessa arquibancada quando contratarem um lateral decente!)

18. 0 Meu apetite não está pior do que de hábito. (que delícia esse espetinho de gato! 2x0)
1 Meu apetite não é tão bom quanto costumava ser. (espetinho tá meio frio 0x0)
2 Meu apetite está muito pior agora. (frio e emborrachado... vamo embora vamo 0x2)
3 Não tenho mais nenhum apetite. (ano que vem não vou acompanhar a B não, paga esse espetinho e vamo logo)

19. 0 Não perdi muito peso, se é que perdi algum ultimamente. (mais um choripan, tio!)
1 Perdi mais de 2,5 Kg. (tomei tanto ontem que tive um 'dia de rei' hoje)
2 Perdi mais de 5,0 Kg. (não vou mais comprar aqueles 5kg de costela pra raça, perdemos a final)
3 Perdi mais de 7,5 Kg. (perdi a aposta, 75 litros de chopp)

Estou deliberadamente tentando perder peso, comendo menos: SIM ( ) NÃO ( ) (sem bacon, tio, to de regime, mas pode deixar o ovo)

20. 0 Não me preocupo mais que o de hábito com minha saúde. (tranquilo, 4 geladinhas, um X salada e vamos sentar ali do lado dos perdedores, só pra mostrar meu manto)
1 Preocupo-me com problemas físicos como dores e aflições ou perturbações no estômago ou prisão de ventre. (o cachorro quente não entrou bem, e só vou chegar em casa 23h30min)
2 Estou muito preocupado com problemas físicos e é difícil pensar em outra coisa que não isso. (volantes, musa do brasileirão... dane-se, será que não tem um bwc limpinho por aqui?)
3 Estou tão preocupado com meus problemas físicos que não consigo pensar em outra coisa.
(ferrou)

21. 0 Não tenho observado qualquer mudança recente em meu interesse sexual. (essas cheer leaders hein?)
1 Estou menos interessado por sexo que costumava. (a musa do brasileirão passou e eu fiquei prestando atenção na entrevista do árbitro)
2 Estou bem menos interessado em sexo atualmente. (a musa do brasileirão passou, de biquíni, e eu fiquei prestando atenção na entrevista do árbitro)
3 Perdi completamente o interesse por sexo. (essas cheer leaders, não tem o que fazer não? começa logo esse jogo!)

Some as alternativas

Recomenda os seguintes pontos de corte:
menor que 10 = sem depressão ou depressão mínima;
de 10 a 18 = depressão, de leve a moderada;
de 19 a 29 = depressão, de moderada a grave;
de 30 a 63 = depressão grave.

E aí, teu time perdeu, ganhou ou empatou?

1 comentários:

  Saulo

11:44 AM

O futebol causa todos esses sentimentos. É uma grande paixão!

Postar um comentário